Investimentos corporativos: por que a gestão de caixa virou prioridade nas empresas
- Plancorp Wealth

- 31 de jul. de 2025
- 3 min de leitura
Rentabilizar o caixa virou prioridade
Em meio ao cenário de alta na taxa de juros dos últimos anos, novas janelas de oportunidade se abriram e, consequentemente, provocaram mudanças na mentalidade das empresas quanto à gestão de liquidez e as formas de remunerar melhor o dinheiro em caixa.
Historicamente, o relacionamento entre corporações e instituições financeiras se concentrava em torno de crédito e serviços de pagamento. Entretanto, uma pesquisa da McKinsey com 370 líderes financeiros de grandes empresas mostra que os investimentos passaram a ocupar mais espaço nas decisões estratégicas, alterando o planejamento de CFOs e tesoureiros na tomada de decisão no momento de fazer alocações.
Desejo de conhecer estrategicamente a empresa, não só financeiramente.
Embora as grandes instituições financeiras ainda sejam responsáveis por boa parte do relacionamento com essas empresas, muitas vezes deixam lacunas quando o assunto é personalização. Para diretores de empresas, não basta mais que o banco entenda de números: é essencial que compreenda a lógica do negócio. Flexibilidade, apetite a risco, criatividade e a capacidade de propor soluções fora do padrão estão entre os diferenciais valorizados pelos executivos entrevistados.
Esse cenário traz um fato importante: a gestão de recursos nas grandes empresas deixou de ser um tema operacional para se tornar um diferencial competitivo. O foco está em parceiros financeiros que atuem como aliados estratégicos, com inteligência de mercado, soluções sob medida e visão de longo prazo. É um novo momento para o relacionamento entre empresas e instituições financeiras, mais exigente, mais técnico e muito mais estratégico.
Gestão financeira mais estratégica e menos engessada
Esse novo comportamento revela que as empresas estão buscando mais soluções híbridas de financiamento e possibilidades de combinação entre produtos bancários tradicionais e ofertas de terceiros, como fundos de investimentos, crédito privado e estruturas com mais customização com base nas características da empresa. De acordo com a pesquisa, 68% das empresas já adotam esse modelo combinado. Além disso, há uma valorização crescente por instituições que oferecem suporte robusto ao uso do mercado de capitais, algo que 46% dos entrevistados consideram um critério decisivo na escolha do parceiro financeiro. Antes aplicações eram geralmente limitadas a operações compromissadas e CDBs. No momento atual, Debêntures, CRIs, CRAs e outras alternativas de Renda Fixa passaram a compor o portfólio de quem entende que depender exclusivamente de bancos não é mais o caminho ideal.
FIDCs: transformando o caixa em ferramenta de crescimento
A estruturação de FIDCs vem aumentando sua popularidade e ganhando espaço no investimento das empresas, pois permite que elas usem parte do seu fluxo financeiro para financiar sua cadeia de fornecedores, gerando retornos elevados. FIDCs não servem apenas para melhorar a rentabilidade. Eles também são uma forma eficaz de apoiar os parceiros da cadeia produtiva, por meio desse fundo é possível oferecer crédito competitivo para fornecedores estratégicos, usando uma estrutura regulada e segura, com menor dependência dos bancos. Empresas que possuem volume suficiente, organização e boa governança, podem usar essa ferramenta como virada de chave na forma de gerir o capital, com mais retorno e mais controle.
Sua gestão de caixa acompanha a evolução do mercado?
É justamente nesse novo cenário, em que cada ponto percentual importa e investir o caixa da empresa se tornou uma decisão estratégica, que a Plancorp Wealth atua como aliada de confiança. Atuando como boutique de investimentos, consultoria especializada em Wealth Advisory e mais de 20 anos de história e reputação sólida no mercado, oferecemos uma abordagem independente, personalizada e aprofundada para auxiliar empresas na gestão dos seus recursos financeiros.
Nosso time entende que investir o caixa não é apenas uma questão de rentabilidade, mas de eficiência de capital, governança e alinhamento com os objetivos de longo prazo da companhia. Com acesso a soluções exclusivas do mercado de capitais, fundos estruturados, e estratégias de preservação e crescimento patrimonial, somos o elo que faltava entre a sofisticação dos investimentos e as necessidades práticas da gestão empresarial.
Entre em contato conosco e agende uma conversa com um dos nossos especialistas: https://www.plancorpinvestimentos.com.br/contato




Comentários